EU QUERO ACREDITAR!

O mundo dos Gurus incríveis e super experientes em ensinar dicas de 10 passos para sermos felizes, dizem que tudo é uma questão de Mindset, que foco e disciplina resolvem grande parte da questão “e” alguns arriscam até a dizer que as oportunidades estão aí disponíveis para todos, não pega quem ((não quer)). Mas, sinceramente, meus últimos 24 anos de prática clínica em consultório, ajudando pessoas a superarem seus medos, dizem o contrário, e eu não sei você, mas..
este papinho de em 10 passos tudo se resolve já está cansado, não acha?

O título deste artigo, foi a frase de um cliente, (antes) dele cair em uma grande crise de choro, quando eu, do lado de cá, me esforçava para fazê-lo compreender que, ele não podia desistir, e deveria acreditar! E ele me respondeu em um tom mais acalorado: “EU QUERO ACREDITAR!” E ficou claro naquela e em tantas outras sessões, que a sua intenção era genuína, mas, que em querer e conseguir há um abismo nada fácil de ultrapassar.

Entendo que temos o poder mental de superar tudo, que o corpo consegue, de muitas formas, diferentes energias extras para andarmos um quilometro a mais e, que sem nenhuma dúvida, podemos, sim, com persistência, sairmos de situações desfavoráveis e avançar para o topo do mundo. Mas, às vezes, não é “agora”, às vezes, não é na mesma velocidade do outro e nem é, exatamente, como as pessoas dizem.

Nos últimos meses, eu venho caminhando logo cedo, cerca de 10KM e em um determinado dia, não fui caminhar e comentei com um amigo que, também, faz desporto, que não iria porque o tempo não estava bom, a chuva fina me atrapalharia e ele logo apresentou 3 ou 4 frases daquelas prontas, para justificar que não fui por não estar preparado para a chuva, por arrumar desculpas e até me senti, por alguns segundos, um homem ‘’mau’’ daqueles que parece ter cometido um crime por não ter ido caminhar
em baixo de chuva. Depois, analisei e percebi que fiz muito bem, e ele era apenas mais um fanático do pensamento positivo em excesso.

Às vezes, me sinto cansado (muito) por receber tanta pressão de todos os lados, estímulos violentos para a “qualquer custo” chegarmos lá! (Respirando fundo aqui) e penso que você, também, deve receber estes mesmos estímulos, que nos faz questionar a nossa capacidade, já que parece que todo mundo está fazendo 7 dígitos, que todo mundo está vivendo um casamento incrível, sem contar que, parece que todos estão viajando pelo mundo e vivendo suas vidas felizes.

Tá, melhor eu maneirar aqui, se não daqui a pouco vão ter pessoas dizendo que estou com inveja e juro que é bem longe disso! Apenas quero tranquilizá-lo que não precisamos nos manter nesta cansativa “roda” do (eu preciso a qualquer custo ser) urgentemente.

Faz como eu e tome uma respiração mais profunda e olhe com atenção para a sua vida… observe-a e, quem sabe, vai compreender que pode sim ser melhor, conquistar coisas e até aumentar o seu nível de felicidade, mas ((NÃO)), a qualquer custo, muito menos de qualquer forma e sem ter que entrar em cansativas maratonas de quem chegar primeiro será feliz.

Cada um de nós possui um ritmo! Para uns, acordar as 5h da manhã faz sentido, para mim, 6:30h, as vezes 7h é perfeito. Para outros, mostrar que está feliz é mais importante que, realmente, o ser.

 O ano passado atendi um jovem no meu consultório de Lisboa, que me dizia que passou mais de um ano juntando dinheiro para ir a um show e quando foi, passou o espetáculo todo filmando e só depois se deu conta que NÃO VIU O SHOW ali ao vivo, pois, estava mais focado em filmar para que as pessoas vissem que ele estava lá! Então, o que restou foi assistir depois às suas gravações. Mas ainda bem que ele se deu conta que estava vivendo no “automático” do preciso mostrar ao mundo que eu estou fazendo para parecer que estou feliz, para quem sabe ser aceito.

ACREDITAR não é uma tarefa difícil, desde que calibremos as expectativas e “por favor” redobra a atenção aqui, pois não estou dizendo para calibrar para muito ou trabalhar no ritmo ((lesma)), claro que nãoooo. Estou falando para não se basear na vida das outras pessoas, nas fórmulas mágicas, incríveis e quase que inatingíveis e sim, ajustar para o seu nível, com o ALERTA aqui de ir ao longo do caminho melhorando, mesmo que seja 1% ao dia.

Comete o erro, as pessoas que querer da noite para o dia atingirem resultados de pessoas que levaram uma vida toda para atingir, mas, também, cometem erros àqueles que não trabalham para melhoria constante, que se acomodam com a pequena evolução que teve e se está, realmente, prestando atenção.

Aqui, percebe que é um caminho que pode, facilmente, ser confundido. Não ser 8 e nem 80 é o segredo (na minha opinião), precisamos ir nos conhecendo ao longo do caminho, ir fazendo escolhas, ajustes, entendendo sobre os limites do nosso corpo, sobre a nossa mente ilimitada e, principalmente, compreendendo que podemos sim “modelar” a vida de outras pessoas, mas precisamos entender o que nós queremos, ok? Não caia na armadilha de querer viver a vida de outra pessoa, sem entender o processo, os motivos, se não pode até ter resultados semelhantes, com sentimentos confusos.

Quero muito que você ACREDITE! Mas quero que acredite em você, na sua história, do seu poder de cura, em suas habilidades de virar o jogo, de reconstruir a sua história, quero muito que acredite que, aquele milagre que muitas vezes deseja, vem de dentro, vem dos seus pensamentos e da sua maneira de agir!

Pare imediatamente de querer ser igual ao outro ou achar que existe vida perfeita! Somos perfeitamente imperfeitos e está tudo bem ser assim.

E, acreditando, vamos dia a dia construindo a vida que acontece, no presente, no aqui e agora e assim deixo um beijo no coração e até o próximo artigo.

Se gostou comenta aí, compartilha para que mais pessoas tenham a oportunidade de voltar a acreditar.

Somos uma empresa focada em desenvolvimento humano. Acreditamos que as pessoas estão em constante evolução e, pensando desta forma, levamos aos nossos clientes o que existe de melhor em processos terapêuticos que contribuam para sua evolução “Corpo e Mente” através de atendimento individual ou eventos.

Explore

© Copyright 2022 - Instituto Ponto de Equlíbrio

DESENVOLVIDO POR NETPUBLI